UMA ESCOLA SE MUROS
A escola da ponte é uma escola de área aberta construída por vontade dos professores, onde não foram erguidos muros.
A disposição espacial ampla encontra a sua maior expressão em um conceito de escola aberta, parafraseando Freinet, ou escola laboratorial, recorrendo a Dewey.Nessa escola, não há sala de aula e não há aula.
A distribuição das crianças por espaços específicos apenas acontece em situação de iniciação e de transição.
As crianças da iniciação dispõem de um espaço próprio, onde aprendem a ler, a escrever e a ser gente. As crianças lêem e produzem escrita desde o primeiro dia de escola. Quando a primeira frase surge, é trabalhada em letras maiúsculas de computador.
O que distingue a iniciação dos restantes níveis é, sobretudo, o modo como se faz a planificação e uma maior intervenção dos professores. Quando uma criança acede a um grau de autonomia que lhe permita a socialização em pequeno grupo, participa de pequenos jogos assistidos por colegas voluntários sem, contudo, sair do espaço da iniciação.
O ESPAÇO E O TEMPO DE APRENDER
O dia escolar integral facilita a adoptação de processos de organização e gestão participativa do tempo e do espaço e a sua apropriação por parte da população escolar.
Referindo-nos, á ausência de muros na atribuição do espaço e a aos alunos, todo espaço estar a dispor dos alunos, ao longo de todo o tempo de funcionamento da escola, sem consideração de classes ou de anos de escolaridade. Esta mobilização permite uma mobilização integrada das estruturas curriculares e para curriculares, de acompanhamento e de socialização
REPENSAR A ESCOLA
Ao estabelecer uma clara e definitiva ruptura com a organização em classe, esta escola assumiu, em concreto, a tarefa de encontrar uma outra forma de pensar a organização escolar.
A organização de meios e a gestão de bem-estar são de responsabilidade coletiva. O cumprimento das tarefas incumbe a grupos de alunos, aos quais se dá o nome de grupos de responsáreis.
Apesar de o vinculo afetivo ser a base da construção do grupo, prevalece uma condição para sua construção: cada grupo deve incluir um aluno que tenha mais necessidade de cuidados.
A avaliação das aprendizagens é feita quando o aluno se sente preparado para o feito para o feito.
As aprendizagens processam-se, quase sempre, em trabalho de pesquisa e nã se subordinam a materiais iguais para todos os alunos.
EM NOME DA AUTONOMIA E DA SOLIDARIEDADE
Na escola da ponte, as crianças são tratadas como crianças não como alunos.
Pois lá educar é fornecer os meios e acompanhar processos de desenvolvimento. Na escola da ponte, o currículo escolar é entendido como um conjunto de situações e atividades que vão surgindo e que os alunos e professores reelaboram conjuntamente; a liberdade permitida a cada criança é contida na proporção do que ela é capaz de utilizar.
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